domingo, 26 de outubro de 2008

Psicólogos me inibem

Nada contra. Aliás, um já me ajudou a sair de algumas situações não tão agradáveis. É, admiro a profissão. Mas confesso que eles me inibem. Conhecê-los me inibe. A primeira consulta, então, é totalmente inibidora. Mas, o mais inibidor de tudo é, sem sombra de dúvidas, o olhar excessivo pra o relógio. É algo totalmente inibidor! Angunstiante! Como você pode contar seus problemas, suas dificuldades, para alguém que fica o tempo quase todo olhando para o relógio? Se fosse alguma regra de livros de linguagem corporal, seria batata: a pessoa está achando seu papo insuportável e quer ir embora. Mas em se tratando de psicólogos, quem tem que ir embora é você, então, sabe-se que é para não passar da hora... meros 40 minutos que não dão tempo de quase nada... e o papo é encerrado no meio! E você diz um tchau, até a próxima semana, com a maior cara de bunda. Uó!


Saindo da sala de um deles, após a incômoda olhadinha para o relógio, divaguei: não seria melhor que fosse inventado algo tipo um despertador, porém sem som, que avisasse a hora que a consulta está acabando? Algum dispositivo acoplado à cadeira do paciente e do psicólogo que tremesse quando faltassem 10 minutos e depois tremesse exatamente na hora que acabasse a consulta? Daí, sim, quando o Dr., sem olhar para o relógio, sentisse a tremidinha dos 10 minutos, poderia começar a encaminhar o papo para o final sem ser algo tão inibidor, chocante, angustiante. Acho que os pacientes ficariam menos traumatizados. Pelo menos eu ficaria...

Definitivamente, psicólogos me inibem!

3 comentários:

Kleber Kennedy disse...

é.. eu nunca fui em um carinha desse ai, mas deve ser sacal.. Mas como vc falou, a melhor coisa é algum sinal q avise perto do fim, pra coisa ficar mais solta. sei lá..

Psicólogos me assustam, isso sim..

Kleber Kennedy disse...

Me assustam por que? ora, você procura uma pessoa pr conversar e buscar algumas explicações, pensando que auqle cidadão está tentando te ajudar, mas a atenção dele é mais no tempo do que em você... então... ele ta interessado em ajudar ou em ganhar um $$ ...?

eu eim!

Anônimo disse...

Boa, Shê! Aliás, bótima! Eu tenho o maior desejo reprimido de fazer Psicologia (e vou lutar para, um dia, realizá-lo), mas psicólogos também me inibem!

Essa do relógio é um negócio sério. Já fiz terapia com dois psicólogos: a primeira terminava uma seção com 19 minutos! E não me dizia a razão. O segundo já passava os famosos 40, mas rolava aquela checada no relógio que me inibia e, ao mesmo tempo, me pressionava a falar mais depressa ou simplesmente a concluir o raciocínio o mais rápido possível.

Cheguei até a colocar um alarme no meu celular para ele vibrar quando faltasse 5 minutos, só para evitar o constrangimento do "Seu tempo acabou" ou "Nós ficamos por aqui" no auge do meu discurso.

Sabe aquelas propagandas que a gente fica com vontade de ter feito? Taí, esse teu post me deu vontade de ter escrito.

Beijo!